Diário de classe
DIÁRIO DE CLASSE
COM ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO
É fundamental que o professor mantenha um registro próprio de suas atividades e informações sobre o desempenho dos alunos. Integrar elementos de gamificação ao diário escolar transforma essa prática, tornando a experiência dos estudantes mais envolvente e motivadora.
O diário aqui apresentado foi desenvolvido no Excel, com todos os cálculos e resultados pré-progamados. É totalmente editável, permitindo personalizações conforme necessário. Seus dados (conteúdo das aulas, faltas, notas) são todos copiados e enviados automaticamente para o SIAEP, evitando assim duplo trabalho.
Veja como ficam algumas planilhas:
Na figura abaixo, temos a imagem da tela inicial, com barra de navegação lateral para que seja alternado entre as várias planilhas do diário. Nela, podemos perceber a presença de funcionalidades como: status do aluno baseado na média; assiduidade do estudante, em porcentagem e botões para realçar os alunos aprovados e os que estão em recuperação.
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Tela inicial do diário de classe (Primeira planilha). |
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Tela inicial com o botão "APROVADOS" ativado. |
Planilha do primeiro período com as notas do mesmo e média.
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Planilha do período, com notas e média. |
Registro das faltas. Ainda dentro da planilha do período.
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| Planilha de desempenho individual. |
Você pode identificar alguns elementos de gamificação na planilha de desempenho:
1. Pontuação (MÉDIA): A exibição da média do aluno em destaque funciona como um sistema de pontos, incentivando o estudante a melhorar suas notas.
2. Presença (%): A presença é mostrada como uma porcentagem, que é um indicador de progresso e compromisso, semelhante a sistemas de pontuação em jogos.
3. EXP (Experiência): O uso do termo "EXP" é claramente inspirado em jogos, onde "experiência" é um conceito comum. Isso pode motivar os alunos a acumular mais pontos de experiência por meio de diferentes atividades. A "EXP", neste diário, é calculada multiplicando-se o número de presença pela média geral.
4. Classificação por Estrelas: O sistema de classificação por estrelas é uma forma visual e rápida de dar feedback sobre o desempenho, similar às classificações em jogos. A "EXP" é resultante da multiplicação do número de presença pela média geral. 100 pontos de EXP garantem uma estrela, 200 pontos garantem duas estrelas na classificação e assim por diante.
5. Gráficos de Desempenho (NOTAS): Gráficos de barras que comparam o desempenho em diferentes períodos fornecem uma representação visual clara do progresso, incentivando os alunos a melhorar continuamente.
Esses elementos ajudam a criar um ambiente de aprendizagem mais envolvente e motivador, aproveitando técnicas usadas em jogos para incentivar o progresso e a participação.
Abaixo, uma imagem da planilha de desempenho com a foto da estudante no card. (Nome e rosto borrados por questões de direito de imagem)
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Exemplo de uma tela de desempenho individual. |
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